Autocompaixão: você consegue ser tão gentil com você mesma como é com as outras pessoas?

08/04/2016 — 2 Comentários

A Comum está preparando um lindo encontro de imersão em Autocompaixão com a Caroline Bertolino. Vejam só que lindeza!

Sabemos ser ótimas amigas. Estamos disponíveis para ajudar, cuidar, abraçar e dar conselhos carinhosos para quem está ao nosso redor. Mas temos grande dificuldade em sermos gentis com a gente, com o nosso mundo interno, com a nossa realidade. Nos julgamos, nos chibatamos e nos culpamos com mais frequência do que nos aceitamos e acolhemos.

O mundo nos ensina, desde sempre, que precisamos ser eficientes, perfeitas, boas no que fazemos. Que precisamos atender à várias expectativas. Ser boas filhas, estudar e tirar as melhores notas na escola para entrar numa boa universidade, depois conseguir um emprego que permita conquistar uma série de coisas. Precisamos casar, ter filhos, ser mães incríveis. Precisamos cuidar da saúde, ter uma vida espiritual. Precisamos viajar e conhecer outros lugares, comprar um imóvel, trocar de carro periodicamente. E assim por diante, incessantemente.

Sempre tem algo a ser conquistado. Não somos ensinadas a estar satisfeitas com o que temos, a precisar de menos para ser felizes, a apreciar as nossas próprias qualidades.

Pelo contrário: somos incentivadas a buscar uma felicidade que parece estar sempre fora do nosso alcance e, pior ainda, aprendemos a nos enxergar por comparação com outras mulheres.

Nossa auto-imagem vai sendo construída a partir de referenciais externos: nos sentimos bem conosco se estamos melhores em comparação à algumas pessoas. Aprendemos a competir desde muito cedo e vamos flutuando nossa percepção de nós mesmas conforme esses referenciais que adotamos. E aí fica impossível.

Não tem como, por comparação, nos sentirmos bem o tempo todo. Vai sempre existir alguém que tenha algo que não temos – seja uma relação, seja um carro, status ou aparência. Nos sentimos inferiores, nos isolamos, nos sentimos inadequadas, e temos vergonha de falar sobre isso. Como se o problema fosse unicamente nosso, enquanto, na verdade, ele é compartilhado por outras tantas mulheres.

Veja mais sobre este assunto aqui.

Imersão: Autocompaixão em São Paulo

Uma imersão de dois dias (27 e 28 de agosto), em São Paulo, guiada pela Carol Bertolino e só pra mulheres. Aberta pra assinantes e não assinantes. Saiba mais e se inscreva aqui. 

 

2 Respostas para Autocompaixão: você consegue ser tão gentil com você mesma como é com as outras pessoas?

  1. 
    MAIRA VALLE 08/04/2016 às 21:03

    Ah, pena que é junto com o CEB, espero que tenha de novo =)

  2. 
    beto Silveira 08/05/2016 às 08:11

    Eternamente grato!

    Date: Thu, 4 Aug 2016 21:21:08 +0000 To: betojunior2007@hotmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s